Ads 468x60px

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Marketing Sustentável e os novos consumidores

Sem lirismos desnecessários o Marketing Sustentável tem algumas características dos modelos clássicos, do modus operandus habitual, independentemente do tipo que falamos.
Marketing Sustentável é trabalhar dentro do âmbito da Sustentabilidade, tendo especial preocupação com questões de transparência, responsabilidade social, ecologia e ambiente, entre outros. No entanto tem especial destaque para a comunicação, essa mais abrangente mas directa, mais dinâmica mas com muita clareza. A comunicação sendo sempre fundamental, é neste caso 
Talvez seja presunçoso descrever o Marketing Sustentável como uma evolução, mas bem vistas as coisas vai ao encontro de novos tipos de consumidor. Uma das tendências, talvez até o novo tipo de consumidor, tal como Luiz Moutinho afirmou no forúm Marketing Trends, no ano passado, "é alguém que quer controlar as interacções que tem com as organizações, porque sabe o que quer obter" e  "preocupa-se com as consequências do seu consumo e está farto do abuso mental do marketing".
Nesse sentido o Marketing Sustentável está bem posicionado para trabalhar junto deste novo consumidor, dado que é cada vez mais o marketing que se terá de adaptar ao consumidor, correr atrás e não o contrário. Alguns chamam também o Marketing 3.0. 
As novas tendências de marketing serão definidas pelos próprios consumidores e não o oposto. Aparece de certa forma como um Consumer Generated Marketing, que Pedro Dionísio, na mesma conferência, designa como "marketing feito pelos consumidores, e constitui um incontornável indicador de uma profunda alteração no comportamento do consumidor e da sua aproximação das marcas". 
Em resumo, o Marketing Sustentável, sendo um Consumer Generated Marketing é, sem dúvida, uma das novas tendências.

0 comentários:

Enviar um comentário