Ads 468x60px

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Trabalho de equipa e Responsabilidade Social

"Só trabalhando em equipa é que o País voltará a crescer" Álvaro Santos Pereira
Uma frase recente do Ministro da Economia português que vale o que vale, dirão os mais cépticos, mas que tem mais significado do que parece. O destaque é portanto para o conteúdo em si e não para o interlocutor.
Sendo verdadeira a afirmação do ministro, o trabalho de equipa aplica-se ao país mas também, e em especial, ao crescimento das empresas. Mas para mim falamos de dois conceitos diferentes: trabalho de equipa e parcerias. Ambos essenciais para o crescimento, tanto das empresas como, em consequência, da economia do nosso país.
Penso que um ponto de vista válido será de olhar o trabalho de equipa numa dimensão interna, e as parcerias na dimensão externa. Ambas têm de funcionar numa base clara e sustentada, com objectivos bem definidos e viáveis. Mas trabalho de equipa não se decreta. Numa organização não basta dizer que existe. Têm de ser criadas condições para funcionar, não bastará a vontade das chefias nem o voluntarismo dos colaboradores. É algo que tem de funcionar nos dois sentidos, bem organizado e estructurado para poder crescer. E quando falo em crescimento, falo de um crescimento sustentado, a médio/longo-prazo, algo que valha a pena investir.
E tudo isto não será também Responsabilidade Social?

0 comentários:

Enviar um comentário