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quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como "borrar a pintura" da imagem de 1 marca e 5 pessoas (em 3 dias)

Hoje, quinta-feira, lê-se já por todo o lado os efeitos da desastrosa campanha da Samsung Portugal que pretendia em 5 dias lançar 5 vídeos de 5 bloggers de moda e lifestyle, no seu canal do Youtube.
Tornou-se viral sim, mas pelas piores razões, especialmente em termos de comunicação. Até se pode dizer que falar agora é fácil, mas nos meios especializados comenta-se como é possível este tipo de desastre.
A campanha assente nos testemunhos (demasiado) pessoais dos bloggers, referenciados em alguns meios, veio a revelar-se uma autêntica bomba para a marca. Num ambiente supostamente descontraído (talvez por isso) os bloggers faziam o balanço do ano de 2012 e revelavam desejos para 2013, mas (talvez por estarem demasiado descontraídos) acabaram mostraram uma imagem, uma postura e um discurso em que praticamente todos "ficaram mal na fotografia". Desde o lançamento do primeiro vídeo na segunda-feira, dia 7 de Janeiro, os comentários pouco abonatórios foram aumentando, até ao ponto da marca retirar os vídeos do seu canal, não conseguindo impedir que os mesmos fossem circulando por outros meios pela internet. Encontram-se facilmente no próprio Youtube, o primeiro deles com um número impressionante de visualizações.

Algumas questões se destacam para mim nesta trapalhada:
- o tempo que a Samsung está a demorar para reagir, sem contar da forma como pretende tentar corrigir/apagar/esquecer este assunto;
- como há determinadas personagens/figuras que não devem ser retiradas do seu pequeno micro clima/mundo, do seu nicho, porque só aí fazem sentido.
- marketing básico: aquilo que funciona num pequeno nicho não funciona automaticamente num segmento mais alargado.

Esperemos então cenas dos próximos capítulos.  

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