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terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Marketing não é para fracos!


Inspirado pelo Rui Ventura, da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, num artigo fantástico no site da APPM, intitulado "Personalidade do ano: o marketeer", fui buscar um texto que tinha escrito há algum tempo, mas acho que de alguma forma complementar ao papel e importância dos marketeers. Embora uma actividade em voga, até na moda em alguns sectores, sou de opinião que não é para qualquer um. Cada vez mais esta minha opinião é reforçada por alguma banalização desta profissão, como pelos erros e disparates que se vê por aí. 
Marketing não é realmente para qualquer um, especialmente, Marketing não é para fracos!
 
De uma forma genérica existem dois pontos de vista do marketing: o dos profissionais da área e o dos outros, aqueles a quem podemos chamar leigos. Esta abordagem serve para excluir, desde já, o segundo ponto de vista, o dos outros, porque não nos interessa aqui como todos os outros olham o marketing, mas sim aqueles que o trabalham.
Sem aprofundar teorias ou técnicas de marketing, entende-se que o desenvolvimento de estratégias de marketing hoje em dia, principalmente em época de grande turbulência e instabilidade económica, tem como objectivos melhorar, conquistar, ultrapassar, ganhar, atingir, ou seja, acções e posturas positivas, viradas para frente, o que, num sentido lato, não é para qualquer um.

O Marketing é assim uma actividade dinâmica, em constante mutação, seja em que ambiente ou envolvente for, que precisa de controlo rigoroso e actualização, conhecimentos profundos, utilização de ferramentas adequadas e visão. Neste sentido, qualquer estratégia pensada terá de ser coerente com a realidade da organização, consistente em todo o processo, com a robustez necessária para a sua implementação e consequente sucesso. Não será para qualquer um.

“Não há almoços grátis”, é uma velha máxima perfeitamente actual e que espelha que as coisas não acontecem por acaso, não nos aparecem ao colo nem caem do céu, para além de ambição também é imprescindível preparação/formação adequada, é necessária dedicação, empenho e capacidade de enfrentar as adversidades que são garantidas, que a sorte não existe em marketing. Não é certamente para qualquer um.

Um olhar para o passado da actividade, reforçado pelas tendências actuais tanto ao nível económico, social, cultural e especificamente em termos de marketing, revelam que a polivalência e a multidisciplinaridade são requisitos essenciais, a informação em tempo real e a mobilidade vantagens competitivas, os horários são coisa do passado, e o tempo ideal para fazer algo é agora, já!

Mas para além dos adjectivos que podemos acrescentar, conceitos e tendências que possamos referir, o importante a reter é que o Marketing, por muitos adeptos e entusiastas que tenha, não deve ser trabalhado por qualquer um, ou melhor, nem todos estão preparados para o trabalhar.
E por fracos entenda-se todos aqueles que não estão em condições ou não tem condições para trabalhar Marketing. O Marketing não é para fracos! Ponto final.

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