Ads 468x60px

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Teoria das Fraldas Borradas


Questão simples: porque é que se mudam fraldas borradas? Porque simplesmente cheiram mal ou porque a criança, por variadíssimas razões, incluindo higiénicas, não deve andar borrada demasiado tempo?
Transpondo para o mundo económico e empresarial, a pergunta é a seguinte: a sustentabilidade deve ser trabalhada apenas por se tratar de uma oportunidade em termos de marketing e comunicação ou será uma questão mais abrangente e multifacetada?
Repare, tal como numa criança de fralda borrada, em que a solução é a acção, não podemos adiar muito mais a situação, temos de arranjar forma de a resolver, coisa que habitualmente até estamos munidos de "ferramentas" para a dita resolução (vulgo saco de fraldas com todo o equipamento necessário para o efeito), já que não devemos ser apanhados desprevenidos; também no caso da sustentabilidade, embora existam uma série de considerações a explorar na temática geral, as soluções são mais simples do que parecem, e não devemos perder tempo a filosofar sobre os assuntos, devemos estar prevenidos e munidos de ferramentas para agirmos em conformidade. 
Temos de estar conscientes que a prioridade é a acção, é agir para resolver, e para isso as soluções tem de ser no sentido da acção e não da reflexão. Será no mínimo pouco inteligente pensar em soluções que passem por reflectir sobre o assunto, será como pensar em como pensar para resolver alguma situação. Se pensarmos na criança com a fralda borrada, tratando-se de uma situação que não é para ser pensada mas resolvida, talvez comecemos a agir mais e falar menos.
The Obvious Revolution

0 comentários:

Enviar um comentário