Ou seja, para um crescimento da economia portuguesa sustentável, significativo e duradouro, é necessário muito mais do que simplesmente promover o aumento das exportações. Ou melhor, é necessário muito mais do que dizer que é necessário aumentar as exportações, porque essa noção é um pouco genérica demais.
Para além de outros factores, uma questão que poderia impulsionar a economia, estimular e promover o crescimento, com perspectivas de médio/longo-prazo, seria a criação de clusters inovadores em áreas emergentes. Por exemplo um cluster de automóveis eléctricos e um cluster de energias renováveis.
Relativamente ao cluster de automóveis eléctricos, já existe em Portugal pelo menos um projecto avançado e com potencial sério, o caso do Mobicar, desenvolvido na Maia. Mas existe mais potencial para esta área, não só em termos de desenvolvimento e inovação, áreas em que somos fortes o suficiente em Portugal, mas também em áreas complementares aos carros eléctricos. Não só em termos de soluções de fornecimento de energia, os postos de abastecimento de electricidade, as baterias e outras, em que podem ser desenvolvidos projectos e parcerias envolvendo centros de inovação, concessionárias de auto-estradas e vias rápidas, fabricantes de material automóvel, etc. Podem ser criados cluster industriais complementares em determinadas zonas do país, criando emprego e oportunidades de negócio internamente, mas principalmente criando condições para a internacionalização estrururada e competitiva.
Em relação ao cluster das energias renováveis, somos já um país de referência nesta área, e aproveitando esses status podemos fazer mais e promover e estimular o desenvolvimento desta área em Portugal, tanto ao nível da tecnologia, como também ao nível do material, como também ao nível do desenvolvimento de estruturas, montagem e construção. Enquanto instalamos no nosso território, podemos também testar, potenciar, maximizar e mostrar como funcionam a um mercado que é basicamente o resto do mundo.
The Obvious Revolution
0 comentários:
Enviar um comentário