Ads 468x60px

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Clusters Estratégicos

Relativamente ao Crescimento, uma questão que tanto se fala ultimamente, e primordial para o futuro de Portugal, para além do aumento das exportações, questão que não deixa qualquer dúvida, necessita de mais do que isso mesmo.
Ou seja, para um crescimento da economia portuguesa sustentável, significativo e duradouro, é necessário muito mais do que simplesmente promover o aumento das exportações. Ou melhor, é necessário muito mais do que dizer que é necessário aumentar as exportações, porque essa noção é um pouco genérica demais.
Para além de outros factores, uma questão que poderia impulsionar a economia, estimular e promover o crescimento, com perspectivas de médio/longo-prazo, seria a criação de clusters inovadores em áreas emergentes. Por exemplo um cluster de automóveis eléctricos e um cluster de energias renováveis.
Relativamente ao cluster de automóveis eléctricos, já existe em Portugal pelo menos um projecto avançado e com potencial sério, o caso do Mobicar, desenvolvido na Maia. Mas existe mais potencial para esta área, não só em termos de desenvolvimento e inovação, áreas em que somos fortes o suficiente em Portugal, mas também em áreas complementares aos carros eléctricos. Não só em termos de soluções de fornecimento de energia, os postos de abastecimento de electricidade, as baterias e outras, em que podem ser desenvolvidos projectos e parcerias envolvendo centros de inovação, concessionárias de auto-estradas e vias rápidas, fabricantes de material automóvel, etc. Podem ser criados cluster industriais complementares em determinadas zonas do país, criando emprego e oportunidades de negócio internamente, mas principalmente criando condições para a internacionalização estrururada e competitiva.
Em relação ao cluster das energias renováveis, somos já um país de referência nesta área, e aproveitando esses status podemos fazer mais e promover e estimular o desenvolvimento desta área em Portugal, tanto ao nível da tecnologia, como também ao nível do material, como também ao nível do desenvolvimento de estruturas, montagem e construção. Enquanto instalamos no nosso território, podemos também testar, potenciar, maximizar e mostrar como funcionam a um mercado que é basicamente o resto do mundo.
The Obvious Revolution

0 comentários:

Enviar um comentário