Ads 468x60px

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sustentabilidade, Marketing e Comunicação

Em poucas linhas tentar demonstrar a importância e o papel central do Marketing e da Comunicação no âmbito da Sustentabilidade, se por um lado é extremamente simples, por outro é um assunto complexo e ambíguo. Esta bipolaridade é, de certa forma, uma característica bastante presente em toda a temática da Sustentabilidade.
Embora fique para outros posts o desenvolvimento desta questão, um ponto que gostaria de focar é que qualquer iniciativa de Sustentabilidade sem o correcto e concreto planeamento de comunicação, para além do desenvolvimento, mínimo que seja, de estratégias de Marketing, não funcionará ou não terá a eficácia necessária para uma verdadeira assumpção do assunto. Isto é, se pegarmos no simples facto de ser essencial o envolvimento da maioria dos stakeholders, tendo como fundamentais envolvidos os colaboradores, a comunicação responsável e eficaz é prioritária, fundamental e inequívoca.
Porquê? Porque perdermos tempo com a implementação de iniciativas que não produzem o efeito desejado ou sem o alcance espectável, são meros exercícios de experimentação, sem consequência e sem os proveitos que são necessários, causando provavelmente mais dificuldades com a criação de questões que não existiam.
Voltaremos mais tarde...
The Obvious Revolution

0 comentários:

Enviar um comentário