As empresas têm um papel fundamental na educação dos stakeholders, mesmo do público em geral, relativamente á Sustentabilidade. Podem começar por pensar "se estamos a fazer bem, se estamos a fazer o bem, então vamos dizê-lo, vamos comunicar-lo". Isto é uma forma de afirmação mas também pode ser uma forma de demonstração, de demonstrar como se faz bem, e nesse sentido envolver a comunidade, mostrar que vale a pena, que esse é o caminho. Quem não pensa desta forma vai mudar, mesmo aqueles que não querem mudar ou acabam por desaparecer ou vão mesmo mudar.
Comunicar a Sustentabilidade não só permite às empresas mostrarem aquilo que estão a fazer, mas como estão a fazer, onde e quais os resultados. Pode e é um factor diferenciador, e dentro de um negócio também isso é importante. Também se ganha dinheiro a fazer bem.
Mas uma das questões de comunicar a Sustentabilidade não só é comunicá-la mesmo, mas comunicar de forma a que seja abrangente. Dizer que uma empresa comunica as suas iniciativas de Sustentabilidade apenas através do seu relatório de Sustentabilidade é muito redutor. Primeiro porque nem sempre são bem feitos, e porque não estão direccionados para um target abrangente, mas para um target ou targets mais restrictos. Basta dizer que a maioria ou uma boa parte da população nem sabe o que quer dizer sustentabilidade, por isso porque é que perderiam tempo com uma coisa que não entendem?
Continua.
The Obvious Revolution
0 comentários:
Enviar um comentário