Ads 468x60px

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Greenwashing


Analisemos um exemplo concreto: uma empresa que sugere enviar documentação por email, para evitar gastar papel e ser mais ecológica e amiga do ambiente, é claramente greenwashing. E porquê?
O cliente aceita pensando estar a contribuir para o ambiente com um comportamento mais ecológico, mas no fundo os benefícios são muito maiores para empresa do que para o cliente. A empresa vai poupar dinheiro na impressão e no papel para a documentação, vai poupar no envio pelos correios, entre outros custos. Mas se pensarmos também que algumas das empresas produtoras de papel são quem plantam mais árvores e mantêm as florestas (é do interesse deles) então qual é o verdadeiro benefício ambiental e ecológico que essa proposta realmente traz? 
O cliente em determinada altura necessita de ter o documento em papel, então imprimi-o. O custo da impressão vai então todo para o cliente, sem contar com o papel utilizado.
Em resumo, qual é o verdadeiro valor ecológico que a proposta traz, tanto para o cliente como também para a empresa que o sugere? Simplificando, nenhum. A proposta acaba por ser uma transferência dos custos da empresa para o cliente, pensando este último que está a contribuir para iniciativas mais ecológicas da empresa, quando está a contribuir para redução de custos da mesma.
Afinal as aparências realmente iludem.
The Obvious Revolution

0 comentários:

Enviar um comentário