Ads 468x60px

sábado, 8 de maio de 2010

Sustentabilidade nas Finanças Públicas

Abordemos um assunto muito em voga hoje em dia, dado as circunstãncias actuais. No caso português parte do problema, uma opinião generalizada, é a economia portuguesa não ter crescido nos últimos 10 anos. Ou seja, problemas sempre tivemos, mas foram sendo resolvidos mais de forma a remediar do que a prevenir. No fundo, as tentativas de resolução foram sendo pensadas sem ter em conta o crescimento da economia, o crescimento mais que necessário. Assim o foco das Finanças Públicas acabou por distrair as pessoas dos problemas essenciais que são o crescimento e a produtividade.
Em termos de crescimento não há grandes dúvidas, embora não haja uma noção clara da falta de crescimento ou o fraco crescimento que tivemos. Em termos produtividade, é um problema crónico em Portugal, embora esteja a mudar a pouco e pouco, mas ainda assim muito superficialmente. Produtividade é ainda hoje mal percepcionada. Está intimamente ligada ao crescimento. Se compararmos, em termos genéricos, o factor produtividade e o factor crescimento, chegaremos rapidamente à conclusão que são paralelos e interligados. Assim não podemos pensar em crescimento sem a produtividade, não poderemos tentar crescer se não formos mais produtivos.
Por último, em termos de Sustentabilidade, importa pensar estes dois factores numa perspectiva de futuro, não serve nem funcionará perspectivas pontuais e de curto-prazo.
The Obvious Revolution  

0 comentários:

Enviar um comentário