Ads 468x60px

sábado, 12 de janeiro de 2013

Continuando e corrigindo alguns aspectos de um post que escrevi sobre a última campanha de comunicação da Samsung (Como "borrar a pintura" da imagem de 1 marca e 5 pessoas (em 3 dias)), depois de ouvir e ler muita coisa sobre o assunto, falar com algumas pessoas, cheguei a mais algumas conclusões:

- apesar do enorme "buzz" criado em volta da Samsung, do efeito viral que a campanha teve, continuo a achar que a marca Samsung terá mais aspectos negativos do que positivos desta questão, em Portugal;
- fala-se que os efeitos negativas que a marca teve com esta campanha serão de curto-prazo, o que em teoria concordo, como também acho que não vai afectar significativamente as vendas nem beneficiar a concorrência, nem nada relacionado.
- diz-se por aí a campanha foi assim pensada pela marca (e por quem a produziu), que o grande objectivo era criar "buzz", e tal, e tal, o que para mim não encaixa com a retirada da campanha como com pedido de desculpas da marca, coisas que vieram esborratar mais um pouco a pintura que já estava a ficar borrada.
- que mais do que as pessoas escolhidas - que existem e são reais (não foram criadas), que são portuguesas e fruto da nossa sociedade, que têm a sua vida, trabalho, a sua forma de ser e viver - o discurso e conteúdos apresentados foram despropositados, de uma superficialidade no mínimo ingénua, fora de contexto, e como assim parece deixados completamente ao critério dos intervenientes, o que deu no que deu.
- por último, parece que a Samsung não estava minimamente preparada para o que aconteceu, não planearem em condições, e quando, no meu entender, as opções que a marca tinha era ou de assumir a campanha aproveitando o buzz ou tentar corrigir os efeitos defendendo os intervenientes e dando outro tipo de saída, a marca pede desculpas.

Para finalizar, continuo a achar que isto foi tudo uma trapalhada, um desastre de comunicação para a Samsung, tanto pela forma como produziram e lançaram a campanha, como também lidaram com os seus efeitos. Os efeitos que a campanha terá na marca são ainda incertos, sendo que em termos de vendas serão provavelmente insignificantes, mas terão efeitos em termos de reputação, algo que hoje em dia é cada vez mais importante, especialmente em segmentos mais informados, segmentos esses onde a Samsung tem maior quota e maior interesse. Por fim os efeitos que os intervenientes terão com isto tudo devido à campanha, merecidos ou não, apanhados ou não desprevenidos, por uma marca que, até ver, não pensou muito bem no que estava a fazer.  

Veremos então.

0 comentários:

Enviar um comentário