Para além dos excelentes exemplos que foram sendo apresentados por parte dos stakeholders da Sicasal, ao mesmo tempo surgiu uma campanha de apoio à empresa onde se instigava os consumidores em geral a comprarem produtos da Sicasal, ajudando dessa forma a empresa a reerguer-se quase das cinzas. Também essa campanha foi um exemplo de louvar e de participação da sociedade portuguesa em prol de uma boa causa.
Mas entre estas boas causas, especialmente em época de crise, fiquei a pensar numas pergunta que me vieram à cabeça: mas só se promove a compra de produtos de uma empresa portuguesa quando a fábrica arde? Mas será preciso arderem instalações, acontecerem desastres naturais, acidentes inesperados, para a sociedade portuguesa ficar mais sensível ao consumo de produtos portugueses, ao consumo de produtos made in Portugal? Não será mais eficaz e benéfico para todos
Sem dúvida que parte da sustentabilidade da nossa economia passa pela contribuição do tecido empresarial português em produzir com qualidade, mas também da parte dos consumidores em consumirem produtos e serviços portugueses. A noção de consumo responsável também passa por este tipo de questões. Dentro da noção do consumo mais ponderado, consumir de forma objectiva, pensada e planeada, promove um ciclo de consumo que começa pelo consumidor que adquire um produto de qualidade que no final ao beneficiar a empresa produtora (sem contar com os intermediários e pontos de venda) promove condições para futuros benefícios para si mesmo. Uma economia mais forte e com crescimento sustentado beneficia todos em geral, uma sociedade, um país.
The Obvious Revolution
Orex SM
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