Ética: (latim ethica, -ae) s. f. ; Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral; conjunto de regras de conduta.
No sentido de uma economia mais transparente, uma tendência identificada, numa temática emergente, as empresas e organizações têm dado passos significativos, para além da criação de iniciativas para demonstrar, na prática, os seus objectivos.
As questões relacionadas com a ética, embora envolvidas em alguma subjectividade, são balizadas através de normas ou regras incluídas em códigos de conduta. Dessa forma a subjectividade é atenuada e são expostas orientações a seguir, regras a cumprir, facilitando a compreensão.
Mas a simples introdução e implementação de um código, especialmente um código que abrange a totalidade dos colaboradores, requer algum cuidado, tanto por uma questão de eficácia, como também por resistências que possam surgir. Logo coloca-se uma questão pertinente: a introdução de um código deste tipo deve ser feita directamente ou por oposição, deve ser desenvolvido um processo gradual para essa introdução.
Como resposta a essa questão, surge o Marketing como ferramenta fundamental para este desafio, claramente no domínio do marketing interno, com vista a criar condições para uma implementação eficaz, estrategicamente planeada e com a menor resistência possível. Mas mesmo relativamente às resistências naturais, o marketing pode e deve desenvolver acções específicas para as resolver e mitigar, ou até mesmo, para as contornar.
Por último, devidamente enquadrados nas questões da sustentabilidade, a ética não poderá ficar reduzida apenas aos códigos de conduta e às declarações de intenções. Abrangerá não só questões de postura dos colaboradores, funcionamento e procedimentos, entre outros, abrangendo assim o próprio marketing. Como é óbvio, mudanças e alterações deste nível são emanadas da gestão de topo, mas o departamento de marketing deverá ser dos primeiros a apreender e implementar as questões chave desta temática, podendo assim comunicar de forma natural, trabalhando, não um corpo estranho, mas valores já intrínsecos e familiares.
Para além da esfera interna, ainda dentro da perspectiva do marketing, a ética e as iniciativas empresariais nesse sentido podem tornar-se mais difíceis ainda de comunicar…
No fundo, nesta temática, a ética tem duas dimensões, a interna e a externa, tratadas e trabalhadas de forma diferente, mas, se trabalhadas pelo Marketing, tem grande vantagem de serem trabalhadas por uma única entidade.
The Obvious Revolution
0 comentários:
Enviar um comentário