Ads 468x60px

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Casas sustentáveis

Quando pensamos numa casa sustentável provavelmente pensamos num determinado edifício com paíneis solares, cheia de lâmpadas económicas, ou algo do género. Uma casa onde se poupa água, electricidade e gás, ou onde se separa o lixo.
Mas uma casa sustentável é muito mais do que isto. Uma casa sustentável, no seguimento da Sustentabilidade, é uma casa onde exista aproveitamento energético, que pode simplesmente começar por aproveitar o sol que ilumina a mesma, a luz que recebe, sendo para aquecer e modelar a temperatura ambiente ao longo do dia. Ou seja, terá de ser uma casa com uma orientação que aproveite o máximo de luz solar possível, com janelas bem estruturadas, bem colocadas, janelas essas que permitam a entrada de luz e calor e ao mesmo tempo não deixem entrar frio ou perder calor. Será uma casa onde o consumo energético é feito adequadamente, não só através da utilização de lâmpadas mais económicas, mas através da utilização de electrodomésticos mais eficientes, onde a energia é medida, onde deve existir o mínimo dos mínimos do desperdício energético. Será uma casa onde o consumo de água é também adequado às necessidades, onde existe aproveitamento da água desnecessária, onde se sabe onde se consome e como se consome. Será uma casa onde a separação do lixo e reciclagem é feita como deve de ser, com material bem separado e devidamente acondicionado, onde também a arrumação é fundamental.
No fundo uma casa sustentável é uma casa onde os seus habitantes se sentem confortáveis em qualquer altura do dia, em qualquer altura do ano, com poupança energética e sem desperdícios, sem impactos negativos para a sua envolvente, seja ele humana (vizinhos e outros) ou ambiental. Claro que será uma casa mais sustentável se for possível instalar sistemas de energia renováveis como paíneis solares ou fotovoltáicos, energia eólica, ou outros, sistema de medição de CO2, de medição de consumo energético, de temperatura, etc.
Para além destas questões existem outras ainda relacionadas com questões mais técnicas relacionadas com o que se pode chamar com arquitectura sustentável, tal como também temáticas relacionadas como design e urbanismo sustentável e até á mobilidade sustentável. Todas elas muito relevantes mas que ficarão para outras linhas.
The Obvious Revolution

0 comentários:

Enviar um comentário