Ads 468x60px

segunda-feira, 15 de março de 2010

Consumidores mais "verdes"

Quando se fala de preocupações ambientais, cuidados com o ambiente, entre outras questões, mas que no fundo se resume a consumidores mais "verdes", não é apenas retórica ou conversa políticamente correcta e que fica muito bem em cabeçalhos de notícias ou em material publicitário. Vários estudos têm provado isso mesmo, e quanto mais recentes mais essas questões se tornam mais relevantes.
Embora não estejamos a falar em qualquer consumidor genéricamente, mas são em número significativo, suficiente para qualquer tipo de área de negócio ter em conta.
Ora aquilo que podemos aferir pelos vários números que nos chegam dos vários estudos é que os consumidores estão cada vez mais suceptíveis a este tipo de questões embora não tenham uma noção real do seu próprio impacto no ambiente. Digamos que a preocupação por estas temáticas tem aumentado cada vez mais, embora a acção no mesmo sentido não tem acompanhado ao mesmo ritmo de crescimento. Mas mesmo assim podemos afirmar que existe um maior conhecimento, logo uma maior atenção e exigência por processos e posicionamentos, que são as mulheres que têm maior conhecimento e intervenção do que os homens, em termos de percentagem. Neste sentido também se verifica que existem cada vez mais uma maior envolvência nestes assuntos, uma maior exigência por partilha de responsabilidade nos impactos em geral, até mesmo na simples decisão de compra de um produto.
Assim se pode observar o crescente movimento civil de responsabilidade social, preocupações ambientais e atenção redobrada aos aspectos económicos do quotidiano. Assim podemos ver como a temática da Sustentabilidade surge em qualquer lado, e como a introdução de processos e estratégias de Sustentabilidade em meios empresariais, não só são uma necessidade como uma oportunidade e vantagem competitiva, visto que o consumidor comum está cada vez mais atento. 

0 comentários:

Enviar um comentário